Espaços públicos em quadrinhos

Escalas, proporções, estilos e papel na narrativa.
Palazzo Madama, Roma, segundo Milo Manara, Caravaggio, v. 1 p. 37.

Objetivos, problema e justificativa

Este plano de trabalho propõe um apanhado de representações do espaço público de cidades tradicionais em histórias em quadrinhos brasileiras e europeias desde o terceiro quartel do século XX até a atualidade. Para tanto, serão selecionados quatro álbuns de diferentes autores brasileiros e europeus, com um estilo artístico tendendo para um maior realismo figurativo.

Objetivo geral

Este plano de trabalho tem por objetivo mapear configurações icônicas da arquitetura tradicional tal como representadas nas histórias em quadrinhos europeias e brasileiras recentes. Para tanto, desdobra-se nos objetivos específicos seguintes:

Objetivos específicos

  • Identificar cinco álbuns de histórias em quadrinhos criados no Brasil ou na Europa desde o último quartel do século XX, classificando-os quanto à temática narrativa, à locação do enredo e ao estilo gráfico.

  • Compilar os quadros desses álbuns que retratam o espaço público de cidades tradicionais, classificando tais espaços por suas características morfológicas bem como pelo papel que eles exercem nas suas respetivas histórias.

  • Realizar uma análise comparativa da representação do espaço público nos cinco álbuns estudados, evidenciando as semelhanças e diferenças no modo de representação e no efeito estético e narrativo atingido por cada espaço.

A representação artística da cidade tradicional dá a ver modos de apropriação do espaço urbano que transcendem as teorias urbanísticas. O trabalho propõe uma análise visual de quadros desenhados, segundo uma metodologia específica que pode ser aplicada por uma pesquisadora em nível de graduação avançado.

Viabilidade, recursos e metodologia

Este plano de trabalho demanda como recursos a obtenção de cinco álbuns de histórias em quadrinhos. Aqueles que eventualmente não formarem parte do acervo das bibliotecas da Universidade de Brasília podem ser adquiridos com recursos do projeto de pesquisa. Estes são os únicos recursos específicos ao plano de trabalho; outros materiais necessários podem ser compartilhados com a infraestrutura já instalada no Laboratório de Estudos da Urbe (LabeUrbe) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Quanto à metodologia de execução, o trabalho se baseia na teoria da percepção visual em arquitetura, oriunda da Gestalt, e representada pelo tratado de Rudolf ArnheimLa forma visual de la arquitectura (Barcelona: Gustavo Gili, 2001).

. Mais especificamente, a análise das cenas desenhadas se baseará no método da topocepção desenvolvido por Maria Elaine KohlsdorfA apreensão da forma da cidade (Brasília: Editora UnB, 1996).

. Este método consiste na classificação de quadro visuais sucessivos quanto ao efeito perceptivo causado, por exemplo, amplidão ou contenção, prolongamento ou terminação, etc.

Bibliografia

Arnheim, Rudolf. La forma visual de la arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
Barbieri, Daniele. As linguagens dos quadrinhos. Traduzido por Thiago de Almeida Castor do Amaral. Peirópolis: Editora Peirópolis, 2021.
Eisner, Will. Quadrinhos e arte seqüencial. 3º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Kohlsdorf, Maria Elaine. A apreensão da forma da cidade. Brasília: Editora UnB, 1996.
McCloud, Scott. Desvendando os quadrinhos: história, criação, denho, animação, roteiro. Traduzido por Milton Mira de Assumpção Filho. São Paulo: M. Books, 2005.
Postema, Barbara. Estrutura narrativa nos quadrinhos: construindo sentido a partir de fragmentos. Traduzido por Gisele Rosa. Peirópolis: Editora Peirópolis, 2021.
Vergueiro, Waldomiro. Pesquisa acadêmica em histórias em quadrinhos. Criativo, 2017.

Competências e habilidades

A aluna demonstra possuir as habilidades essenciais e o conhecimento necessário para contribuir efetivamente para o plano de trabalho. Ela tem um sólido entendimento de história e teorias urbanísticas, o que lhe permite contextualizar as cidades tradicionais dentro das narrativas gráficas e identificar as influências dessas teorias nas representações artísticas.

Esta equipa com as ferramentas necessárias para desvendar as técnicas e simbolismos utilizados pelos artistas para retratar o espaço urbano, um componente chave deste projeto. Com habilidades em história da arte e em realismo figurativo, ela é capaz de avaliar como diferentes estilos artísticos influenciam a narrativa e a percepção do espaço público.

A aluna exibe habilidades analíticas, com capacidade comprovada de sintetizar informações complexas e realizar análises comparativas. Possui também metodologia de pesquisa meticulosa que a capacita a classificar dados de forma eficaz e identificar elementos chave nas obras. Sua proficiência técnica inclui o uso de softwares especializados em análise de imagem, permitindo-lhe compilar e analisar quadros visuais de forma precisa.

Cronograma

Mês Tarefa
01 Revisão bibliográfica e identificação das obras a serem estudadas
02 Revisão bibliográfica teórica
03 Revisão bibliográfica teórica
04 Seleção de quadros a serem analisados em detalhe
05 Análise dos quadros segundo a metodologia definida
06 Análise dos quadros segundo a metodologia definida
07 Análise dos quadros segundo a metodologia definida
08 Redação do artigo
09 Redação do artigo
10 Redação do artigo
11 Revisão e formatação do artigo
12 Revisão e formatação do artigo