Chuandou e frontal, paralelos entre construções vernáculas da Ásia e do Brasil

Modelagem comparativa de sistemas de esqueletos em madeira usando o software livre Blender. Bolsa da FAPDF

Objetivos, problema e justificativa

Este plano de trabalho pretende realizar modelagens comparativas entre dois sistemas tradicionais de esqueleto estrutural em madeira com preenchimento em alvenaria: o chuandou de origem chinesa, mas também usado no Japão e outros países do leste da Ásia, e o frontal da cultura luso-brasileira. O objetivo geral da pesquisa é identificar semelhanças e diferenças nas proporções, juntas e configurações espaciais de ambos sistemas, de modo a refletir acerca da continuada relevância de técnicas tradicionais para o ensino e a prática da produção do ambiente construído na pequena escala. Para tanto, delineiam-se os seguintes objetivos específicos:

  • Documentar cerca de cinco casas tradicionais em cada um dos dois sistemas, chuandou e frontal, com ênfase em edificações situadas no Brasil, especialmente obras da imigração japonesa e casa vernáculas;
  • Analisar proporções estruturais e espaciais dessas obras, identificando relações predominantes de dimensionamento estrutural, cheios e vazios, e módulos de composição;
  • Realizar modelagens tridimensionais de configurações construtivas típicas, desenvolvendo controles paramétricos que representem as proporções estudadas;
  • Identificar padrões de juntas tradicionais nesses sistemas, com ou sem o uso de pregos e outros elementos metálicos, levantando na bibliografia existente o desempenho de tais juntas no longo prazo.

O plano de trabalho envolve a aplicação de competências técnicas e conhecimentos históricos adquiridos pelo aluno na primeira metade do curso de Arquitetura e Urbanismo. O escopo das atividades a serem desenvolvidas está dimensionado para ocupar um máximo de 10 horas de trabalho semanais, compatível com as demais atividades acadêmicas do aluno.

Este trabalho está associado ao projeto de pesquisa “Resiliência urbana: estratégias adaptativas na construção tradicional” que versa sobre a produção vernácula de meados do século XVIII até a primeira metade do século XX. O projeto realiza a documentação e interpretação de práticas construtivas tradicionais que possam contribuir com uma cultura edilícia mais sustentável nos âmbitos ambiental e sociocultural. O presente plano de trabalho busca, desta feita, evidenciar algumas práticas desenvolvidas independentemente em diferentes regiões do mundo, mas com afinidades tecnológicas. Além disso, esses sistemas construtivos representam a emancipação técnica, econômica e cultural de comunidades locais históricas na produção e manutenção do seu ambiente construído.

Viabilidade de execução

Este plano de trabalho se divide em cinco etapas, correspondendo a cada um dos objetivos específicos assim como à finalização do relatório:

  1. Identificar e levantar documentação existente sobre as casas a serem estudadas;
  2. Representar as casas por meio de desenhos técnicos e modelos tridimensionais;
  3. Analisar as proporções espaciais e as regras de composição por meio de explorações geométricas sobre os desenhos técnicos e da manipulação dos modelos tridimensionais por meio de regras paramétricas (“procedural geometry nodes”) no software;
  4. Modelar e descrever juntas nos sistemas construtivos estudados.
  5. Sintetizar um paralelo entre os sistemas estruturais com alvenaria e esqueleto autônomo em madeira, observando suas semelhanças e diferenças.

O trabalho se baseia numa ampla bibliografia de referência, com destaque para artigos recentes publicados em plataformas online nacionais e internacionais. As obras clássicas, por sua vez, podem ser encontradas no acervo da Biblioteca Central da UnB.

As análises serão desenvolvidas em softwares correntes de Arquitetura e modelagem, dando-se preferência a software livre como o Blender, cujas potencialidades de parametrização geométrica serão exploradas nesta pesquisa. Outros programas amplamente difundidos, livres ou comerciais, também podem ser empregados conforme apropriado.

O regime de trabalho adotado faz com que a pesquisa possa ser desenvolvida com pouca necessidade de disponibilidade presencial de recursos, sendo estes principalmente o acervo bibliográfico da BCE.

Bibliografia

Cronograma de execução

Competências e habilidades do aluno para desenvolver o plano de trabalho

O aluno tem grande interesse em seguir carreira acadêmica, tendo já participado em um projeto de pesquisa relacionado a conservação de patrimônio, um projeto de extensão relacionado à habitação social, além de estar atualmente participando em outro projeto de pesquisa relacionado à área de projeto de arquitetura. Neste sentido, tem buscado melhorar e aprofundar seus conhecimentos nesta área sendo monitor da disciplina de projeto 3 - habitação e na matéria desenho técnico. Além disso o aluno tendo participado de eventos acadêmicos como organizador, como VI ENANPARQ e a Semana Internacional de Astronomia e Astronáutica - MCTI. Outra habilidade relevante é a sua experiência no trabalho com os softwares de arquitetura e projeto, editores de texto e imagem que serão necessários para a execução deste projeto de pesquisa, da mesma forma possui diversos cursos na área. Ademais o aluno possui graduação prévia incompleta em engenharia ambiental, também pela Universidade de Brasília. O aluno possui grandes interesses em arquitetura do extremo leste asiático (que foram aprofundado na matéria de teoria e história da arte 3 com o professor Pedro Paulo Palazzo), modelagem tridimensional e visualização arquitetônica, que serão importante para a realização do projeto. Outrossim o aluno possui alto índice de rendimento acadêmico além de grande interesse na área de pesquisa.